7º ANO – ATIVIDADES ENVOLVENDO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Prof. Júlio
Resende
1 – Observe no
gráfico acima que a latitude do Ponto A é 20º Norte. De acordo com esse
exemplo, indique as latitudes dos outros pontos destacados no gráfico.
B - _________________________________________________
C - _________________________________________________
D - _________________________________________________
E - _________________________________________________
F - _________________________________________________
G - _________________________________________________
H - _________________________________________________
I - _________________________________________________
J - _________________________________________________
K - _________________________________________________
L - _________________________________________________
M - _________________________________________________
N - _________________________________________________
O - _________________________________________________
P - _________________________________________________
Q - _________________________________________________
R - _________________________________________________
S - _________________________________________________
T - _________________________________________________
- - - o o o - - -
2 – Neste outro
gráfico, veja que a longitude do Ponto A é 105º
Oeste. A partir deste exemplo, dê as longitudes dos outros pontos que
aparecem no gráfico.
B - _________________________________________________
C - _________________________________________________
D - _________________________________________________
E - _________________________________________________
F - _________________________________________________
G - _________________________________________________
H - _________________________________________________
I - _________________________________________________
J - _________________________________________________
K - _________________________________________________
L - _________________________________________________
M - _________________________________________________
N - _________________________________________________
O - _________________________________________________
P - _________________________________________________
Q - _________________________________________________
R - _________________________________________________
S - _________________________________________________
- - - o o o - - -
3 – Observe que
as coordenadas geográficas do Ponto A no gráfico acima são: 30º de Latitude
Norte e 105º de Longitude Oeste. Com base neste exemplo, indique as coordenadas
geográficas dos outros pontos.
Ponto A: 30º de Latitude Norte e 105º de Longitude Oeste
Ponto B: _________________________________________________
Ponto C: _________________________________________________
Ponto D: _________________________________________________
Ponto E: _________________________________________________
Ponto F: _________________________________________________
Ponto G: _________________________________________________
Ponto H: _________________________________________________
Ponto I: __________________________________________________
Ponto J: _________________________________________________
Ponto K: _________________________________________________
Ponto L: _________________________________________________
Ponto M: _________________________________________________
Ponto N: _________________________________________________
Ponto O: _________________________________________________
Ponto P: _________________________________________________
Ponto Q: _________________________________________________
Ponto R: _________________________________________________
Ponto S: _________________________________________________
Ponto T: _________________________________________________
Ponto U: _________________________________________________
Ponto V: _________________________________________________
Ponto W: _________________________________________________
Ponto A: 30º de Latitude Norte e 105º de Longitude Oeste
Ponto B: _________________________________________________
Ponto C: _________________________________________________
Ponto D: _________________________________________________
Ponto E: _________________________________________________
Ponto F: _________________________________________________
Ponto G: _________________________________________________
Ponto H: _________________________________________________
Ponto I: __________________________________________________
Ponto J: _________________________________________________
Ponto K: _________________________________________________
Ponto L: _________________________________________________
Ponto M: _________________________________________________
Ponto N: _________________________________________________
Ponto O: _________________________________________________
Ponto P: _________________________________________________
Ponto Q: _________________________________________________
Ponto R: _________________________________________________
Ponto S: _________________________________________________
Ponto T: _________________________________________________
Ponto U: _________________________________________________
Ponto V: _________________________________________________
Ponto W: _________________________________________________
- - - o o o - - -
4 – Observe as coordenadas geográficas dos
pontos abaixo. Analise-as com atenção e localize, no gráfico acima, os pontos A
até V.
LATITUDE LONGITUDE
Ponto A 60º
Norte 180º Oeste
Ponto B 10º Sul 15º Leste
Ponto C 80º Sul 105º Leste
Ponto D 50º
Norte 165º Oeste
Ponto E 20º
Norte 180º Leste
Ponto F 10º
Norte 75º Leste
Ponto G 90º Sul 15º Oeste
Ponto H 0º 150º Leste
Ponto I 70º
Sul 30º Oeste
Ponto J 60º
Sul 90º Leste
Ponto K 40º
Norte 150º Oeste
Ponto L 10º
Norte 0º
Ponto M 90º
Norte 45º Leste
Ponto N 80º
Norte 135º Oeste
Ponto O 20º Sul 75º Oeste
Ponto P 10º
Norte 15º Leste
Ponto Q 50º Sul 45º Oeste
Ponto R 0º 0º
Ponto S 70º
Norte 120º Leste
Ponto T 90º
Norte 120º Oeste
Ponto U 30º Sul 105º Oeste
Ponto V 30º
Norte 60º Leste
A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
O Brasil nem sempre teve o
tamanho que possui hoje. No passado, o Brasil era um país bem menor do que é
hoje. Para compreendermos como o Brasil chegou ao tamanho que possui hoje,
precisamos estudar como ocorreu o processo de ocupação e povoamento do nosso
território ao longo dos séculos.
O processo de ocupação do
território brasileiro teve início em 1.500, com a chegada dos primeiros
portugueses, na região litorânea. Antes da chegada dos portugueses, nosso
território era ocupado por diversos povos indígenas. Esses povos estavam
espalhados pelo território e viviam da pesca, da caça e do cultivo de pequenas
lavouras.
Os portugueses avançaram pelo
interior do país por meio do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas:
agricultura, pecuária, mineração e exploração de plantas nativas da Amazônia,
conhecidas como drogas do sertão. Com isso foram surgindo vilas e
povoados em diferentes pontos do território. Mais tarde, essas vilas
transformaram-se em importantes cidades. À medida que surgiam os primeiros
povoados, muitas estradas e caminhos foram abertos, formando os primeiros eixos
de ligação e integração entre os diferentes pontos do território.
Os atuais limites do território
brasileiro foram definidos somente no início do século XX, com a assinatura de
vários acordos e tratados fronteiriços com os países vizinhos. A organização e
ocupação do território brasileiro continua avançando, primeiramente pela
expansão da atividade industrial e urbanização ocorrida ao longo do século XX.
Atualmente, grandes áreas do cerrado vêm sendo substituídas pelo cultivo de
modernas lavouras, enquanto imensas áreas da floresta Amazônica vêm sendo
derrubadas para a formação de pastagens e lavouras.
O SIVAM E O CONTROLE DAS FRONTEIRAS DA
AMAZÔNIA
A Amazônia abrange quase metade
do território nacional e faz fronteira com diversos países. Para monitorar
(vigiar) essas fronteiras, o governo federal colocou em operação o projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da
Amazônia).
O SIVAM controla e fiscaliza o
tráfego aéreo e a movimentação de barcos em toda a região amazônica,
principalmente nas áreas de fronteiras com outros países como o Peru, a
Colômbia e a Venezuela. Para isso, o SIVAM possui diversos radares fixos e
móveis, equipamentos de rádio e estações meteorológicas. Esses equipamentos
coletam e enviam as informações sobre o tráfego de barcos e aviões na região
para os centros de vigilância e controle espalhados pela Amazônia.
OS MEIOS DE TRANSPORTE E A INTEGRAÇÃO DO
TERRITÓRIO
Devido à sua grande extensão
territorial, os meios de transporte são extremamente importantes para integrar
os lugares mais distantes do país.
A ligação entre lugares tão
distantes depende da existência de uma extensa rede de transportes, formada por
rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos,
espalhados pelas mais diversas regiões do nosso país. Por essa rede de
transportes circulam, diariamente, milhões de pessoas e um enorme volume de
mercadorias.
O PREDOMÍNIO DAS RODOVIAS
A maior parte do transporte de
cargas no Brasil, cerca de 60% do total, é feita por meio de rodovias. A
expansão de nossa malha rodoviária começou por volta de 1950, quando o governo
brasileiro priorizou a abertura de novas estradas como forma de integrar as
diversas áreas do território brasileiro, como as rodovias Belém-Brasília,
Cuiabá-Porto Velho e a Cuiabá-Santarém. A expansão das rodovias estimulou o
desenvolvimento da indústria automobilística e acelerou ainda mais a
construção de novas estradas.
A abertura dessas estradas
intensificou os fluxos migratórios de pessoas em direção ao interior do país, o
crescimento das cidades e a expansão das atividades agropecuárias.
Atualmente, o Brasil possui
cerca de 1,6 milhão de quilômetros quadrados de estradas de rodagem. É a
segunda maior rede rodoviária do mundo, sendo menor apenas que a dos Estados
Unidos. Entretanto, apenas 12% dessas estradas são pavimentadas.
Fonte:
GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCI, Beluce. Projeto Radix: geografia, 7º. ano. São Paulo: Scipione, 2009. pp. 41-49.
AS FERROVIAS E AS
HIDROVIAS NO BRASIL
O
Brasil priorizou o transporte rodoviário. Porém, o transporte rodoviário não é
adequado a um país tão grande como o Brasil, pois o custo do transporte
rodoviário (principalmente
entre longas distâncias)
é bem mais elevado que o transporte realizado por trens ou embarcações. Veja a
comparação:
TRANSPORTE
|
CARGA
|
COMBUSTÍVEL GASTO POR Km2
|
Rodoviário (caminhões e carretas)
|
1.000 toneladas
|
96 litros
|
Ferroviário (trens)
|
1.000 toneladas
|
10 litros
|
Hidroviário (embarcações)
|
1.000 toneladas
|
5 litros
|
Dessa
forma, podemos concluir que o transporte rodoviário deveria ser utilizado no
Brasil somente entre pequenas distâncias, o que reduziria os custos do
transporte de cargas.
EM BUSCA DE MEIOS DE TRANSPORTE MAIS ECONÔMICOS
A malha ferroviária brasileira é bastante precária e sua extensão permanece praticamente a mesma do início do século XX. Além disso, essas ferrovias encontram-se concentradas nas regiões Sudeste e Sul. Para resolver esse problema, grandes investimentos públicos e privados (particulares) estão sendo aplicados na construção de duas novas ferrovias: a Ferronorte (Cuiabá-Uberaba) e a Ferrovia Norte-Sul (Goiânia-Imperatriz).
A malha ferroviária brasileira é bastante precária e sua extensão permanece praticamente a mesma do início do século XX. Além disso, essas ferrovias encontram-se concentradas nas regiões Sudeste e Sul. Para resolver esse problema, grandes investimentos públicos e privados (particulares) estão sendo aplicados na construção de duas novas ferrovias: a Ferronorte (Cuiabá-Uberaba) e a Ferrovia Norte-Sul (Goiânia-Imperatriz).
Apesar
de possuir rios extensos e navegáveis, as hidrovias brasileiras, assim como as
ferrovias, têm uma participação pequena no transporte de cargas do país.
O transporte hidroviário é mais utilizado na região amazônica, onde existe uma grande quantidade de rios que atravessam a floresta. Em muitos casos, os rios são a única via de ligação entre cidades e povoados.
O transporte hidroviário é mais utilizado na região amazônica, onde existe uma grande quantidade de rios que atravessam a floresta. Em muitos casos, os rios são a única via de ligação entre cidades e povoados.
A
hidrovia Tietê-Paraná é muito utilizada para o transporte de produtos agrícolas.
A parte navegável do rio São Francisco também é bastante utilizada,
principalmente para o transporte de pessoas.
A SITUAÇÃO DAS
RODOVIAS BRASILEIRAS
A falta
de investimentos tem deixado as rodovias brasileiras em situação precária. Os
principais problemas das estradas brasileiras são:
·
buracos
·
falta de sinalização
·
excesso de veículos trafegando
Esses problemas
trazem várias conseqüências:
·
risco para a segurança dos motoristas e
passageiros
·
demora nas viagens
·
desgaste excessivo dos veículos
Nosso país possui 87.000 quilômetros de rodovias pavimentadas. Desse
total, 54% delas encontram-se em estado ruim de conservação, necessitando de
investimentos para sua recuperação.
Para resolver esse problema, o
governo decidiu privatizar as principais rodovias brasileiras. Dessa forma,
empresas particulares (concessionárias)
assumiram o controle e o gerenciamento dessas rodovias. A cobrança de
pedágios nas estradas fornece os recursos necessários para que as empresas
possam fazer a manutenção das estradas. Entretanto, algumas concessionárias
passaram a aumentar o número de pedágios em várias rodovias. Com isso, o
motorista é obrigado a pagar vários pedágios em uma mesma estrada. No caso de
transporte de cargas, o valor pago é incluído no aumento do preço do frete e,
consequentemente, aumenta o preço final da mercadoria.
Fonte:
GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCI, Beluce. Projeto Radix: geografia, 7º. ano. São Paulo: Scipione, 2009. pp. 50-53.
boas atividades
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