quarta-feira, 3 de abril de 2013

7º. Ano


7º ANO – ATIVIDADES ENVOLVENDO COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Prof. Júlio Resende


1 –    Observe no gráfico acima que a latitude do Ponto A é 20º Norte. De acordo com esse exemplo, indique as latitudes dos outros pontos destacados no gráfico.

B - _________________________________________________
C - _________________________________________________
D - _________________________________________________
E - _________________________________________________
F - _________________________________________________
G - _________________________________________________
H - _________________________________________________
I - _________________________________________________
J - _________________________________________________
K - _________________________________________________
L - _________________________________________________
M - _________________________________________________
N - _________________________________________________
O - _________________________________________________
P - _________________________________________________
Q - _________________________________________________
R - _________________________________________________
S - _________________________________________________
T - _________________________________________________

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2 –    Neste outro gráfico, veja que a longitude do Ponto A é 105º Oeste. A partir deste exemplo, dê as longitudes dos outros pontos que aparecem no gráfico.

B - _________________________________________________
C - _________________________________________________
D - _________________________________________________
E - _________________________________________________
F - _________________________________________________
G - _________________________________________________
H - _________________________________________________
I - _________________________________________________
J - _________________________________________________
K - _________________________________________________
L - _________________________________________________
M - _________________________________________________
N - _________________________________________________
O - _________________________________________________
P - _________________________________________________
Q - _________________________________________________
R - _________________________________________________
S - _________________________________________________

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3 –    Observe que as coordenadas geográficas do Ponto A no gráfico acima são: 30º de Latitude Norte e 105º de Longitude Oeste. Com base neste exemplo, indique as coordenadas geográficas dos outros pontos.

Ponto A: 30º de Latitude Norte e 105º de Longitude Oeste
Ponto B: _________________________________________________
Ponto C: _________________________________________________
Ponto D: _________________________________________________
Ponto E: _________________________________________________
Ponto F: _________________________________________________
Ponto G: _________________________________________________
Ponto H: _________________________________________________
Ponto I: __________________________________________________
Ponto J: _________________________________________________
Ponto K: _________________________________________________
Ponto L: _________________________________________________
Ponto M: _________________________________________________
Ponto N: _________________________________________________
Ponto O: _________________________________________________
Ponto P: _________________________________________________
Ponto Q: _________________________________________________
Ponto R: _________________________________________________
Ponto S: _________________________________________________
Ponto T: _________________________________________________
Ponto U: _________________________________________________
Ponto V: _________________________________________________
Ponto W: _________________________________________________

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4 –      Observe as coordenadas geográficas dos pontos abaixo. Analise-as com atenção e localize, no gráfico acima, os pontos A até V.



                       LATITUDE     LONGITUDE
Ponto A         60º Norte       180º Oeste
Ponto B         10º Sul          15º Leste
Ponto C         80º Sul          105º Leste
Ponto D         50º Norte      165º Oeste
Ponto E         20º Norte      180º Leste
Ponto F         10º Norte       75º Leste
Ponto G         90º Sul          15º Oeste
Ponto H         0º                   150º Leste
Ponto I           70º Sul           30º Oeste
Ponto J          60º Sul           90º Leste
Ponto K         40º Norte       150º Oeste
Ponto L          10º Norte       0º
Ponto M         90º Norte       45º Leste
Ponto N         80º Norte       135º Oeste
Ponto O         20º Sul           75º Oeste
Ponto P         10º Norte       15º Leste
Ponto Q         50º Sul           45º Oeste
Ponto R         0º                    0º
Ponto S         70º Norte       120º Leste
Ponto T          90º Norte       120º Oeste
Ponto U         30º Sul           105º Oeste
Ponto V         30º Norte        60º Leste



A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

                O Brasil nem sempre teve o tamanho que possui hoje. No passado, o Brasil era um país bem menor do que é hoje. Para compreendermos como o Brasil chegou ao tamanho que possui hoje, precisamos estudar como ocorreu o processo de ocupação e povoamento do nosso território ao longo dos séculos.
                O processo de ocupação do território brasileiro teve início em 1.500, com a chegada dos primeiros portugueses, na região litorânea. Antes da chegada dos portugueses, nosso território era ocupado por diversos povos indígenas. Esses povos estavam espalhados pelo território e viviam da pesca, da caça e do cultivo de pequenas lavouras.
                Os portugueses avançaram pelo interior do país por meio do desenvolvimento de diferentes atividades econômicas: agricultura, pecuária, mineração e exploração de plantas nativas da Amazônia, conhecidas como drogas do sertão. Com isso foram surgindo vilas e povoados em diferentes pontos do território. Mais tarde, essas vilas transformaram-se em importantes cidades. À medida que surgiam os primeiros povoados, muitas estradas e caminhos foram abertos, formando os primeiros eixos de ligação e integração entre os diferentes pontos do território.
                Os atuais limites do território brasileiro foram definidos somente no início do século XX, com a assinatura de vários acordos e tratados fronteiriços com os países vizinhos. A organização e ocupação do território brasileiro continua avançando, primeiramente pela expansão da atividade industrial e urbanização ocorrida ao longo do século XX. Atualmente, grandes áreas do cerrado vêm sendo substituídas pelo cultivo de modernas lavouras, enquanto imensas áreas da floresta Amazônica vêm sendo derrubadas para a formação de pastagens e lavouras.

O SIVAM E O CONTROLE DAS FRONTEIRAS DA AMAZÔNIA

                A Amazônia abrange quase metade do território nacional e faz fronteira com diversos países. Para monitorar (vigiar) essas fronteiras, o governo federal colocou em operação o projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia).

                O SIVAM controla e fiscaliza o tráfego aéreo e a movimentação de barcos em toda a região amazônica, principalmente nas áreas de fronteiras com outros países como o Peru, a Colômbia e a Venezuela. Para isso, o SIVAM possui diversos radares fixos e móveis, equipamentos de rádio e estações meteorológicas. Esses equipamentos coletam e enviam as informações sobre o tráfego de barcos e aviões na região para os centros de vigilância e controle espalhados pela Amazônia.

OS MEIOS DE TRANSPORTE E A INTEGRAÇÃO DO TERRITÓRIO

                Devido à sua grande extensão territorial, os meios de transporte são extremamente importantes para integrar os lugares mais distantes do país.
                A ligação entre lugares tão distantes depende da existência de uma extensa rede de transportes, formada por rodovias, ferrovias, hidroviasportos e aeroportos, espalhados pelas mais diversas regiões do nosso país. Por essa rede de transportes circulam, diariamente, milhões de pessoas e um enorme volume de mercadorias.

O PREDOMÍNIO DAS RODOVIAS

                A maior parte do transporte de cargas no Brasil, cerca de 60% do total, é feita por meio de rodovias. A expansão de nossa malha rodoviária começou por volta de 1950, quando o governo brasileiro priorizou a abertura de novas estradas como forma de integrar as diversas áreas do território brasileiro, como as rodovias Belém-Brasília, Cuiabá-Porto Velho e a Cuiabá-Santarém. A expansão das rodovias estimulou o desenvolvimento da indústria automobilística e acelerou ainda mais a construção de novas estradas.
                A abertura dessas estradas intensificou os fluxos migratórios de pessoas em direção ao interior do país, o crescimento das cidades e a expansão das atividades agropecuárias.
                Atualmente, o Brasil possui cerca de 1,6 milhão de quilômetros quadrados de estradas de rodagem. É a segunda maior rede rodoviária do mundo, sendo menor apenas que a dos Estados Unidos. Entretanto, apenas 12% dessas estradas são pavimentadas.

Fonte:
GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCI, Beluce. Projeto Radix: geografia, 7º. ano. São Paulo: Scipione, 2009. pp. 41-49.



AS FERROVIAS E AS HIDROVIAS NO BRASIL

                O Brasil priorizou o transporte rodoviário. Porém, o transporte rodoviário não é adequado a um país tão grande como o Brasil, pois o custo do transporte rodoviário (principalmente entre longas distâncias) é bem mais elevado que o transporte realizado por trens ou embarcações. Veja a comparação:

TRANSPORTE
CARGA
COMBUSTÍVEL GASTO POR Km2
Rodoviário (caminhões e carretas)
1.000 toneladas
96 litros
Ferroviário (trens)
1.000 toneladas
10 litros
Hidroviário (embarcações)
1.000 toneladas
5 litros
               
                Dessa forma, podemos concluir que o transporte rodoviário deveria ser utilizado no Brasil somente entre pequenas distâncias, o que reduziria os custos do transporte de cargas.

EM BUSCA DE MEIOS DE TRANSPORTE MAIS ECONÔMICOS

            A malha ferroviária brasileira é bastante precária e sua extensão permanece praticamente a mesma do início do século XX. Além disso, essas ferrovias encontram-se concentradas nas regiões Sudeste e Sul. Para resolver esse problema, grandes investimentos públicos e privados (particulares) estão sendo aplicados na construção de duas novas ferrovias: a Ferronorte (Cuiabá-Uberaba) e a Ferrovia Norte-Sul (Goiânia-Imperatriz).
                Apesar de possuir rios extensos e navegáveis, as hidrovias brasileiras, assim como as ferrovias, têm uma participação pequena no transporte de cargas do país.
              O transporte hidroviário é mais utilizado na região amazônica, onde existe uma grande quantidade de rios que atravessam a floresta. Em muitos casos, os rios são a única via de ligação entre cidades e povoados.
                A hidrovia Tietê-Paraná é muito utilizada para o transporte de produtos agrícolas. A parte navegável do rio São Francisco também é bastante utilizada, principalmente para o transporte de pessoas.

A SITUAÇÃO DAS RODOVIAS BRASILEIRAS

                A falta de investimentos tem deixado as rodovias brasileiras em situação precária. Os principais problemas das estradas brasileiras são:
·         buracos
·         falta de sinalização
·         excesso de veículos trafegando

Esses problemas trazem várias conseqüências:
·         risco para a segurança dos motoristas e passageiros
·         demora nas viagens
·         desgaste excessivo dos veículos
Nosso país possui 87.000 quilômetros de rodovias pavimentadas. Desse total, 54% delas encontram-se em estado ruim de conservação, necessitando de investimentos para sua recuperação.
Para resolver esse problema, o governo decidiu privatizar as principais rodovias brasileiras. Dessa forma, empresas particulares (concessionárias) assumiram o controle e o gerenciamento dessas rodovias. A cobrança de pedágios nas estradas fornece os recursos necessários para que as empresas possam fazer a manutenção das estradas. Entretanto, algumas concessionárias passaram a aumentar o número de pedágios em várias rodovias. Com isso, o motorista é obrigado a pagar vários pedágios em uma mesma estrada. No caso de transporte de cargas, o valor pago é incluído no aumento do preço do frete e, consequentemente, aumenta o preço final da mercadoria.

Fonte:
GARCIA, Valquíria Pires; BELLUCI, Beluce. Projeto Radix: geografia, 7º. ano. São Paulo: Scipione, 2009. pp. 50-53.














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